O Projeto
O GTAVCS (Grupo de Trabalho em VídeoColaboração em Saúde) é uma iniciativa conjunta dos laboratórios LAVID (Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital), LASID (Laboratório de Sistemas Digitais) e LARQSS (Laboratório de Arquitetura e Sistemas de Software) da UFPB. Este grupo de trabalho foi aprovado no Edital de Grupos de Trabalho 2011-2012 da RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa).
Durante a primeira fase do GTAVCS (Grupo de Trabalho em VídeoColaboração em Saúde) foi proposta uma infraestrutura de hardware e software com gerência remota para captura e distribuição segura de múltiplos fluxos simultâneos a fim de prover suporte a diversos cenários de vídeo colaboração em saúde. Através de experimentos realizados dentro do HULW/UFPB em conjunto com outras universidades, tais como: Universidade Federal do Tocantins (UFT) demonstrou-se o potencial agregador do protótipo ora desenvolvido na primeira fase do GT AVCS. O serviço proposto à RNP através do projeto GT AVCS – Fase II tem como foco aprimorar e melhorar o atual o serviço de transmissão de cirurgias ao vivo (desenvolvido na Fase I) e, sobretudo, desenvolver serviços adicionais para o apoio à atividade de ensino e aprendizagem baseadas em colaboração e recuperação de informações.
O público alvo deste GT é composto por acadêmicos, professores e profissionais da área de cirurgia dos hospitais escola, em particular, os ligados a RUTE (Rede Universitária de Telemedicina). Para Fase II deste GT, como parte do processo de avaliação dos resultados ao longo do desenvolvimento, vamos contar com o apoio dos integrantes de um SIG (Grupo de Interesse Especial da RUTE) que envolve o HULW, o HUUFMA e o núcleo RUTE da UFT.
Em adição vamos contar com a colaboração de parceiros internacionais para fins de avaliação do ambiente. Na área de clínica cirúrgica, o professor Nagy A Habib, especialista em cirurgias de vias biliares do Imperial College (Londres) será nosso consultor. Na área de Interação Humano-Computador, especialmente visualização forense, contaremos com o professor Damian Schofield da Universidade de Oswego (Nova Iorque) para nos auxiliar no desenvolvimento de modelos tridimensionais para estruturas anatômicas utilizados em sobreposição (hiperrealismo) .
Um marco que gostaríamos de destacar foi a participação do GT na inauguração da nova capacidade da rede acadêmica brasileira no dia 13/07/2011 em Brasilia. Na ocasião os presentes assistiram à transmissão, em tempo real, de uma cirurgia realizada no Hospital Lauro Wanderley (UFPB), acompanhada por estudantes e profissionais de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e da Universidade do Tocantins (UFT). Para realizar tal experimento foi utilizada a ferramenta Arthron adaptada para Telemedicina (desenvolvida no GTAVCS Fase I) de forma integrada ao equipamento de videoconferencia Tandberg para transmissão aos demais pontos via MCU da RNP (infraestrutura utilizada pela RUTE).
Veja vídeo que demonstra utilização da ferramenta no Hospital Universitário Lauro Wanderley – UFPB.