GTAVCS » Edital de Convocação Fase II

Edital de Convocação Fase II

PROJETO GTAVCS

EDITAL DE CONVOCAÇÃO – RECURSOS HUMANOS

O LAViD –  Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital através do presente edital de convocação torna pública a chamada de seleção para bolsista para a seguinda fase do projeto Grupo de Trabalho Ambiente de Videocolaboração em Saúde (GT-AVCS).

Durante a primeira fase do projeto foi proposta uma infraestrutura de hardware e software com gerência remota para captura e distribuição segura de múltiplos fluxos simultâneos a fim de prover suporte a diversos cenários de vídeo colaboração em saúde. Através de vários experimentos realizados dentro do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW) localizado na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e em conjunto com outras universidades, tais como: Universidade Federal do Tocantins (UFT) demonstrou-se o potencial agregador do protótipo ora desenvolvido na primeira fase do GT AVCS. Um marco de destaque na Fase I foi a participação do GT na inauguração da nova capacidade da rede acadêmica brasileira no dia 13/07/2011 em Brasilia. Na ocasião os presentes assistiram à transmissão, em tempo real, de uma cirurgia realizada no Hospital Lauro Wanderley (UFPB), acompanhada por estudantes e profissionais de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e da Universidade do Tocantins (UFT). Para realizar tal experimento foi utilizada a ferramenta Arthron adaptada para Telemedicina (desenvolvida no GTAVCS Fase I) de forma integrada ao equipamento de videoconferencia Tandberg para transmissão aos demais pontos via MCU da RNP (infraestrutura utilizada pela RUTE). A Fase II tem como foco aprimorar e melhorar o atual o serviço de transmissão de cirurgias ao vivo (desenvolvido na Fase I) e, sobretudo, o desenvolvimento serviços adicionais.

Esta seleção destina-se a alunos graduados ou regularmente matriculados em cursos de graduação (Ciência da Computação, Redes de Computadores, Engenharia da Computação ou áreas afins).

Conhecimentos Essenciais:

• - Linguagem de Programação Java;
  • - Programação com RMI/Sockets;
  • - Ambiente Linux.

Conhecimentos Desejáveis:

• - Codificação e Decodificação de Vídeo;
  • - Programação Web (Java, Flex, PHP)

Interessados:

Enviar currículo e histórico escolar para Elenilson Vieira (elenilson@lavid.ufpb.br) com o seguinte assunto: SELECAO_LAVID_GTAVCS

Data Limite: 08/11/2011